• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Atendimentos domiciliares em São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Baixada Santista. 

                                                                         Telefone: (11) 99485-8546

© 2009 por ZenPet .  Orgulhosamente criado por Wix.com

Acupuntura veterinária - o que você precisa saber.

A acupuntura costuma ser um mistério para muita gente. Quando as pessoas buscam um profissional, vêm cheias de dúvidas, algumas bastante comuns. Decidi juntar algumas das perguntas mais frequentes aqui.

1- O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma forma de terapia bastante antiga, em que se espetam agulhas bem finas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de restabelecer a saúde, ou até mesmo prevenir doenças.


2- Como funciona a acupuntura?

As agulhas introduzidas nesses pontos específicos estimulam terminações nervosas, que se comunicam com regiões específicas na medula espinhal e no cérebro. Dessa forma, é possível ter controle sobre qualquer função orgânica que seja controlada pelo sistema nervoso (ou seja, tudo!).


Agulhas quentes

3- Não, sério, o que tem nessas agulhinhas?

Apenas aço inoxidável. O que precisa ficar bem claro é que a resposta da acupuntura quem produz é o corpo. Assim, as agulhinhas só são um meio de ativar os acupontos, que fazem parte do organismo.


Sessão de eletroacupuntura

4- De quantas sessões meu bichinho vai precisar?

Na maioria das vezes, essa é uma questão difícil de ser respondida. Primeiro, porque quase sempre essa pergunta é feita pelo telefone, antes de podermos avaliar o paciente. Segundo, porque cada paciente vai reagir de forma bastante individual ao tratamento. Aqueles que chegam em condições menos graves e/ou já têm hábitos domésticos mais corretos normalmente se recuperam mais rápido.


5- Qual a frequência mais adequada de tratamento?

Essa é outra questão que vai depender do estado do paciente. Quando existe um sintoma bastante prejudicial, que comprometa as outras funções do corpo (como por exemplo, vômito, diarréia, ou até mesmo uma dor muito severa), talvez seja necessário que ele seja tratado com uma frequência maior. Mas costumamos partir do padrão de uma sessão por semana e, à medida em que a melhora ocorre, as sessões podem ser espaçadas.


6- Quando não se deve fazer acupuntura?

Em gestações, a acupuntura deve ser feita com cautela, pois há pontos que podem causar contrações uterinas. Além disso, deve-se evitar inserir agulhas em regiões onde a pele esteja infeccionada.


7 - Os bichinhos ficam quietinhos durante a sessão? Você dá algum calmante?

Não, não usamos nenhum calmante durante a sessão. A própria acupuntura costuma ter efeito relaxante e, na maioria dos casos, os bichinhos chegam a dormir durante e após a sessão. Uma musiquinha relaxante, um ambiente mais sossegado também são muito bem vindos.

Mas, claro, existem aqueles pacientes que se estressam muito com as agulhinhas (assim como muitas pessoas). Para esses, existem outras técnicas bastante úteis e eficazes.


Relaxamento da acupuntura

8- Onde encontrar bons profissionais?

Para o tratamento de animais, é essencial que o acupunturista seja um médico veterinário, além de ter especialização em medicina chinesa. Procure indicações com médico veterinário do seu bichinho.




Acesse www.zenpet.vet.br e conheça nosso trabalho e nossa equipe.

#acupunturaveterinaria #acupunturaanimal #acupuntura #zenpetbr

69 visualizações